A Luthieria

Luthieria é o lugar onde se fabrica ou repara instrumentos de cordas. A arte do luthier é milenar e complexa, agrega conhecimentos de várias áreas, como a marcenaria, marchetaria, desenho, pintura, engenharia, química, matemática, física, eletrônica etcfazer um blog. Por isso, exige muita dedicação, conhecimento, experiências e paixão.

É assim que tratamos nosso trabalho de criar instrumentos: escolhemos as melhores madeiras, sempre pesquisando técnicas para aperfeiçoar nossos produtos. Tratamos a nossa atividade como a de quem pinta um quadro, modela uma escultura, esculpe um bloco, tirando dele o que sobra e deixando apenas a essência do imprescindível para uma obra de arte.

Os instrumentos de Alexandre Barcelos são todos confeccionados artesanalmente em madeira maciça, inclusive as laterais, fundos e tampos, o que proporciona uma qualidade do mais alto nível, tanto em sonoridade (acústica) quanto em afinação perfeita.

Todo o material de fabricação e acabamento é escolhido com muito esmero. Colas e vernizes são da melhor qualidade, experimentados e testados em vários tipos de madeiras. O acabamento é o toque final das obras de arte que são criadas.

Curiosidade: O termo luthier vem do francês – luth – que significa  alaúde. O termo luthieria (do francês, lutherie) designa a arte da fabricação de instrumentos de cordas e a oficina ou ateliê onde são fabricados os instrumentos. Uma grande referência de luthier é Antonio Stradivari, ou Stradivarius, como era conhecido. Outros luthiers famosos são: o mestre de Stradivari, Nicolò Amati (1596 – 1684); e Giuseppe Guarnieri (1698 – 1744), discípulo de Amati. Todos eles residiam na cidade de Cremona na Itália.